fernanda-melo-logofernanda-melo-logofernanda-melo-logofernanda-melo-logo
  • Home
  • Dra. Fernanda Gomes de Melo
  • Especialidades
    • Médico Clínico
    • Endocrinologia e Metabologia
    • Nutrologia
  • Blog
  • Contato
Fernanda Lendimuth Gomes de Melo - Doctoralia.com.br

Síndrome dos Ovários Policísticos

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um dos problemas hormonais femininos mais comuns, acometendo cerca de 10 % das mulheres em idade reprodutiva.

Os sintomas da SOP são incômodos e podem prejudicar muito a qualidade de vida dessas mulheres: menstruação irregular (ou falta de menstruação por mais de 2 meses), dificuldade para engravidar, excesso de produção de hormônio masculino levando a aumento de pelos, oleosidade excessiva da pele, acne, queda de cabelos.

A suspeita diagnóstica é geralmente clínica pela presença dos sintomas, mas o diagnóstico definitivo depende da avaliação médica completa, história clínica, exame físico e exames laboratoriais. O exame de ultrassom, isolado, não é suficiente para fechar o diagnóstico.

Embora muitas pessoas acreditem que o tratamento deve ser realizado com o ginecologista, o papel do endocrinologista também é fundamental, devido às múltiplas disfunções metabólicas causadas pela síndrome. O endocrinologista é responsável por cuidar de todos os aspectos hormonais e metabólicos da doença: as alterações causadas pelo aumento da testosterona, a resistência à insulina e os demais problemas metabólicos. As mulheres com a síndrome costumam apresentar valores mais elevados de percentual de gordura corporal, mais gordura visceral, risco aumentado de diabetes e doença cardiovascular, excesso de peso e dificuldade para emagrecer.

A mudança de hábitos de vida, com prescrição de dieta adequada e individualizada, a prática de exercício físico, a higiene do sono, o manejo do estresse, são as bases do tratamento. Por isso, o endocrinologista tem papel primordial no acompanhamento dessas pacientes.

Confira 5 coisas que você deve saber sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos:

  • Para ser diagnosticada é preciso que a paciente apresente dois ou três sintomas combinados: aumento do volume ovariano, ausência ou irregularidade da menstruação, ausência de ovulação, aumento de peso, aparecimento de acne, hirsutismo (aumento de pelos), queda de cabelo, resistência insulínica (RI) e problemas com a fertilidade;
  • A SOP está associada a maior risco de desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio (tumor localizado na parede interna do útero), ataque cardíaco e diabetes;
  • O tratamento da SOP deve estar sempre ligado a uma dieta alimentar e a prática de atividade física. A mudança no estilo de vida melhora a fertilidade, regula a ovulação e aumenta a sensibilidade à insulina.
  • Mulheres com SOP apresentam fatores de risco cardiovasculares mais precocemente do que se comparadas às mulheres sem SOP, mantendo a proporção do peso para altura (IMC);
  • Com o tratamento adequado, cerca de 50% a 80% das pacientes apresentam ovulação e 40% a 50% engravidam. A fertilização in vitro (FIV) também é indicada nos casos em que a estimulação ovariana foi exagerada, com o objetivo de evitar o cancelamento do ciclo;

Apesar de ser comum, a Síndrome dos Ovários Policísticos manifesta-se de diferentes formas nas mulheres e por este motivo seu tratamento deve ser individualizado. Até o momento não foi descoberta a cura para a SOP, entretanto com o controle dos sintomas é possível prevenir os problemas associados. Em casos de suspeita de SOP, procure o seu endocrinologista.

Artigos Relacionados

10 de janeiro de 2020

Ano Novo, Metas SMART


Leia mais
9 de janeiro de 2020

Ano Novo, Vida Nova


Leia mais
12 de dezembro de 2018

Obesidade infantil e riscos de diabetes Tipo 2


Leia mais
29 de novembro de 2018

É possível reverter o diabetes tipo 2


Leia mais

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informações
de Contato

Endereço
Praça Amadeu Amaral, 27 conj. 83,
São Paulo, SP - CEP 01327-903

Telefone
(11) 3141.2827 | (11) 3284.0816
(11) 9 8407.0103 Ícone WhatsApp

E-mail
contato@drafernandagomesdemelo.com.br

Responsável Técnica
Dra. Fernanda Gomes de Melo
CRM-SP 65.566

© Dra. Fernanda Gomes de Melo - Endocrinologista. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Logo Kapital